Páginas

sábado, 16 de junho de 2012

Web 2.0? Como assim? E a Web 1.0?

É impressionante a velocidade com que a tecnologia se desenvolve nos dias de hoje. Por esse mesmo motivo, nada é mais natural do que se assustar quando nos é apresentado o termo Web 2.0.
Mas como assim Web 2.0? Já? Onde esteve a Web 1.0 que 'não nos foi apresentada'?

Vamos assistir um vídeo e descobrir se já conhecíamos a Web 1.0 ou não...


E aí? Lembrou dela, a Web 1.0?

A palavra chave que resume a relação Web 1.0 x Web 2.0 é a INTERAÇÃO.

A 1.0 era uma ferramenta estática, que visava passar conteúdos do criador (webdesigner) para os leitores (usuários). A interação era unidirecional, eles produziam e nós recebíamos. Agora, vivemos uma geração completamente diferente, a 2.0.
Atualmente além de interagirmos com o conteúdo, podemos também criar, compartilhar, dar feedback, criar nossos próprios sites, blogs, vlogs, enfim, é difícil contabilizar a quantidade de coisas que podemos fazer através da internet, e suas ferramentas,que utilizamos atualmente.
Estamos tão acostumados a viver e conviver no ciberespaço, que outra tarefa árdua seria passar alguns dias 'offline'. Existem pessoas que não conseguem nem se imaginar nessa situação, não é verdade?

Bom, vamos assistir mais um vídeo, depois vocês me digam (através dos comentários) se essa nova forma de navegar na web lhes é familiar.


Se a 'onda' atual é essa, que tal relembrarmos sua definição para surfarmos melhor e com mais confiança nela?
"O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web --tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo. Dentro deste contexto se encaixa a enciclopédia Wikipedia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas."

E então? 
Com tantas ferramentas e possibilidades, onde fica a Educação nessa nova 'onda' da Web 2.0?
Espero poder ilustrar algumas formas de fazer um upgrade nas modalidades de Educação que conhecemos através dos próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário