"A idéia de que a aprendizagem envolve um processo de colaboração entre elementos de uma comunidade tem como um dos seus principais teóricos Vygotsky (1978), segundo o qual, o conhecimento é construído de forma coletiva, marcado pela história e pela cultura de cada pessoa ou grupo social. Neste sentido, a aprendizagem é vista como o resultado de um processo de interações sociais contínuas". (DA COSTA e MARINS, online)
A teoria sócio-interacionista de Vygotsky sobre a aprendizagem, pode ser resumida em poucas palavras: "aprender não seria uma simples ação de obter informação, mas um processo dialético que envolve o social, ferramentas e o mundo físico" (BRASILEIRO, online).
Baseado nesses pontos de vista, podemos inferir que a Web 2.0 é um ambiente mais do que propício para que ocorra a aprendizagem. Não é verdade? Se pararmos para analisar os dois trechos acima em negrito, concluiremos que temos tudo o que precisamos para que façamos um upgrade de qualidade na Educação.
Vejamos:
interações sociais contínuas (premissa da web 2.0) + o social (nós, os usuários) + ferramentas (mídias da tecnologia e comunicação) + mundo físico (mundo virtual /ciberespaço) = ambiente propício para a aprendizagem online
Qual seria o resultado se adicionássemos conteúdos educacionais de qualidade nessa fórmula?
Então:
ambiente propício para a aprendizagem online + conteúdos educacionais de qualidade = Educação Online
E como já vimos no post EaD - O que é isso?!, Educação Online é sinônimo de Educação a Distância.
"Vygotsky particulariza o processo de ensino e aprendizagem na expressão obuchenie, uma expressão própria da língua russa que coloca aquele que aprende e aquele que ensina numa relação interligada. A ênfase em situar quem aprende e, aquele que ensina como partícipes de um mesmo processo corrobora com outro conceito chave na teoria de Vygotsky, a mediação, como um pressuposto da relação eu-outro social. A relação mediatizada não se dá necessariamente pelo outro corpóreo, mas pela possibilidade de interação com signos, símbolos culturais e objetos. Um dos pressupostos básicos desse autor é que o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro" (Wikipédia).
Com todo esse raciocínio e essas contas, fico pensando: Vygotsky poderia ser considerado um dos percussores, ou melhor, um dos 'pais' da Educação à Distância, não é?
Referências:
BRASILEIRO, Cristiane. Em busca de um olhar articulado. Disponível em: < http://goo.gl/Ia53n >. Último acesso em: 17, Jun. 2012
DA COSTA, Rosa Maria e MARINS, Vânia. Aula 4a - Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades de Prática. Disponível em: < http://goo.gl/ZbAWC >. Último acesso em: 17, Jun. 2012
WIKIPÉDIA. Lev Vygotsky - Aprendizagem. Disponível em: < http://goo.gl/zEWhj >. Último acesso em: 17, Jun. 2012
YOUTUBE. Lev Vygotsky - Breve Vida e Obra. Disponível em: < http://youtu.be/YJla-2t-HRYj >. Último acesso em: 17, Jun. 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário