Páginas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

FIM?



.Concluindo...

Bom pessoal, através desse blog, tentei ilustrar, majoritariamente, através de hipertextos e vídeos, como podemos expandir a nossa prática educacional usando as diversas ferramentas disponíveis na Web 2.0, assim como as que continuam a aparecer por aí!

Vocês perceberam que todos os posts tinham um vídeo para complementar e ilustrar o conteúdo abordado? O que vocês acharam disso? Ajudou a assimilar os tópicos que apresentei para vocês?

Outro recurso que usei, foi o hiperlink (comumente chamado de 'link'). Vocês perceberam que podemos utilizar essa ferramenta para direcionar e redirecionar nossos leitores / alunos para conteúdos, definições e materiais extras que julgamos ser importantes para auxiliar a transmissão da mensagem?

Espero que vocês também tenham gostado da sugestão da ferramenta GoAnimate.com, que nos permite criar vídeos animados gratuitamente. 

Muita criatividade, bom ânimo e força para todos nós! E que consigamos nos 'antenar' cada vez mais nas novidades trazidas pela Web 2.0 e, principalmente, que incrementemos nossas aulas através do uso de suas ferramentas.

Todo fim é um novo começo.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

+ exemplos e ideias...

+ exemplos e ideias...

1 - Se você é professor e gostaria de ter mais atividades diferentes para poder utilizar em suas aulas, porém não tem tempo hábil para confeccioná-las. O que fazer? A web 2.0 tem a solução ideal para você! Converse com os professores da sua escola, ou outros professores da mesma área e compartilhem suas atividades online!  Crie um e-mail para ser compartilhado por todos, e combinem de armazenarem as atividades lá. Essa é uma das formas mais simples. Existem outras opções como por exemplo: usar o Google Docs (Google Drive), 4shared, Windows Skydrive, e até mesmo um blog ou uma Wiki.

2 - Se a necessidade for expandir as possibilidades de prática com seus alunos, crie um blog e poste atividades, vídeos, explicações, sugestões de jogos, sites, e etc. para poder motivá-los a estudar e desenvolver tarefas num ambiente que lhes é muito agradável: a internet.

Existe também a possibilidade de criar grupos de estudo dentro das redes sociais, como por exemplo o Facebook. Criem um grupo secreto, desse forma todos poderão participar sem preocupação se os outros contatos da sua rede irão poder ter acesso ao que eles estão estudando dentro do grupo.

3 - Procure sempre experimentar as diversas mídias e ferramentas disponíveis na web 2.0, a fim de que  você possa se familiarizar com elas e eventualmente começar a criar novas atividades, vídeos, imagens que auxiliarão no processo de aprendizagem dos seus alunos.


Lembrem-se sempre que as possibilidades são inúmeras! O precisamos é de um pouco de criatividade e de força de vontade para utilizarmos as ferramentas que a Web 2.0 nos disponibiliza, e assim transformarmos para melhor nossas práticas educacionais!


domingo, 17 de junho de 2012

Então o que podemos fazer?








Depois de nos familiarizarmos um pouco mais com essa cibercultura, nos perguntamos: e então, o que podemos fazer?

As possibilidades são inúmeras e as combinações diversas. Tudo isso dependerá de nossas escolhas inspiradas por um pouco de criatividade e força de vontade!



DICAS:

- Não fique esperando as soluções caírem do céu! Respire fundo e mãos à obra! Começe tentando criar um blog, assim como eu fiz com esse.

- Se precisar de ideias ou inspirações, use o Google, faça perguntas no campo de pesquisas que certamente você achará uma resposta que te satisfaça. Afinal de contas, todo mundo faz isso, não é verdade?


- Preste atenção nas ferramentas, e escolhas feitas por outros usuários. Faça uma seleção das melhores ideias que você achou enquanto navegava pela net, e depois tente aplicá-las em seu blog, wiki, ou etc. 

- Crie pastas na barra de favoritos do seu navegador, e a medida que um site interessante ou uma ferramenta útil aparecer, salve o site na sua pasta do favoritos! Dessa forma você terá uma psta cheia de boas ideias e ferramentas para poder usar quando precisar criar alguma interface virtual ou simplesmente fazer sua tarefa de casa (assim como eu estou fazendo aqui). 

- Você conhece a palavra tutorial? Se ainda não, clique nela para descobrir. Enfim, a internet está LOTADA de bons tutoriais escritos e em vídeos a espera de usuários curiosos e sedentos por aprender o funcionamento de suas ferramentas!

Por exemplo, eu mesmo, sendo leio em design gráfico, resolvi que iria criar o convite da minha formatura para enviá-lo para meus convidados, amigos e familiares.

Mentalizei o que queria. Pensei nos efeitos que gostaria de aplicar no convite, e comecei a digitar tudo no Google (uma coisa de cada vez, é óbvio), e fui aprendendo a fazer cada passo do meu convite de formatura através dos tutoriais disponibilizados por outros usuários mais experientes.

Não ficou perfeito, mas para quem é leigo (e sem tempo de fazer um curso de design gráfico) o resultado ficou muito bom! Confiram aqui!!


Pra finalizar, aqui vai mais uma dica, acabei de encontrar esse SUPER site enquanto produzia os posts de hoje. 


Nesse site, podemos criar animações em vídeos para depois publicá-las onde quisermos! Fiquei muito feliz! Achei uma nova ferramenta muito útil e produtiva enquanto fazia minha tarefa sobre a Web 2.0 e suas ferramentas!


Criar vídeos animados by rmajunior on GoAnimate

Aprendizagem + Web 2.0 = pode dar certo?

"A idéia de que a aprendizagem envolve um processo de colaboração entre elementos de uma comunidade tem como um dos seus principais teóricos Vygotsky (1978), segundo o qual, o conhecimento é construído de forma coletiva, marcado pela história e pela cultura de cada pessoa ou grupo social. Neste sentido, a aprendizagem é vista como o resultado de um processo de interações sociais contínuas". (DA COSTA e MARINS, online)




A teoria sócio-interacionista de Vygotsky  sobre a aprendizagem, pode ser resumida em poucas palavras: "aprender não seria uma simples ação de obter informação, mas um processo dialético que envolve o social, ferramentas e o mundo físico(BRASILEIRO, online)

Baseado nesses pontos de vista, podemos inferir que a Web 2.0 é um ambiente mais do que propício para que ocorra a aprendizagem. Não é verdade? Se pararmos para analisar os dois trechos acima em negrito, concluiremos que temos tudo o que precisamos para que façamos um upgrade de qualidade na Educação.

Vejamos: 

interações sociais contínuas (premissa da web 2.0) + o social (nós, os usuários) + ferramentas (mídias da tecnologia e comunicação) + mundo físico (mundo virtual /ciberespaço) = ambiente propício para a aprendizagem online

Qual seria o resultado se adicionássemos conteúdos educacionais de qualidade nessa fórmula?

Então:

ambiente propício para a aprendizagem online + conteúdos educacionais de qualidade = Educação Online 

E como já vimos no post EaD - O que é isso?!, Educação Online é sinônimo de Educação a Distância.

"Vygotsky particulariza o processo de ensino e aprendizagem na expressão obuchenie, uma expressão própria da língua russa que coloca aquele que aprende e aquele que ensina numa relação interligada. A ênfase em situar quem aprende e, aquele que ensina como partícipes de um mesmo processo corrobora com outro conceito chave na teoria de Vygotsky, a mediação, como um pressuposto da relação eu-outro social. A relação mediatizada não se dá necessariamente pelo outro corpóreo, mas pela possibilidade de interação com signos, símbolos culturais e objetos. Um dos pressupostos básicos desse autor é que o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro" (Wikipédia).

Com todo esse raciocínio e essas contas, fico pensando: Vygotsky poderia ser considerado um dos percussores, ou melhor, um dos 'pais' da Educação à Distância, não é?


Referências:


BRASILEIRO, Cristiane. Em busca de um olhar articulado. Disponível em: < http://goo.gl/Ia53n >. Último acesso em: 17, Jun. 2012

DA COSTA, Rosa Maria e MARINS, Vânia. Aula 4a - Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades de Prática. Disponível em: < http://goo.gl/ZbAWC >. Último acesso em: 17, Jun. 2012

WIKIPÉDIA. Lev Vygotsky - Aprendizagem. Disponível em: < http://goo.gl/zEWhj  >. Último acesso em: 17, Jun. 2012

YOUTUBE. Lev Vygotsky - Breve Vida e Obra. Disponível em: < http://youtu.be/YJla-2t-HRYj  >. Último acesso em: 17, Jun. 2012

sábado, 16 de junho de 2012

Web 2.0? Como assim? E a Web 1.0?

É impressionante a velocidade com que a tecnologia se desenvolve nos dias de hoje. Por esse mesmo motivo, nada é mais natural do que se assustar quando nos é apresentado o termo Web 2.0.
Mas como assim Web 2.0? Já? Onde esteve a Web 1.0 que 'não nos foi apresentada'?

Vamos assistir um vídeo e descobrir se já conhecíamos a Web 1.0 ou não...


E aí? Lembrou dela, a Web 1.0?

A palavra chave que resume a relação Web 1.0 x Web 2.0 é a INTERAÇÃO.

A 1.0 era uma ferramenta estática, que visava passar conteúdos do criador (webdesigner) para os leitores (usuários). A interação era unidirecional, eles produziam e nós recebíamos. Agora, vivemos uma geração completamente diferente, a 2.0.
Atualmente além de interagirmos com o conteúdo, podemos também criar, compartilhar, dar feedback, criar nossos próprios sites, blogs, vlogs, enfim, é difícil contabilizar a quantidade de coisas que podemos fazer através da internet, e suas ferramentas,que utilizamos atualmente.
Estamos tão acostumados a viver e conviver no ciberespaço, que outra tarefa árdua seria passar alguns dias 'offline'. Existem pessoas que não conseguem nem se imaginar nessa situação, não é verdade?

Bom, vamos assistir mais um vídeo, depois vocês me digam (através dos comentários) se essa nova forma de navegar na web lhes é familiar.


Se a 'onda' atual é essa, que tal relembrarmos sua definição para surfarmos melhor e com mais confiança nela?
"O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web --tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo. Dentro deste contexto se encaixa a enciclopédia Wikipedia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas."

E então? 
Com tantas ferramentas e possibilidades, onde fica a Educação nessa nova 'onda' da Web 2.0?
Espero poder ilustrar algumas formas de fazer um upgrade nas modalidades de Educação que conhecemos através dos próximos posts.

EaD - O que é isso?!


Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que alunos e professores estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem.

Nesta modalidade de ensino estudantes e professores não necessitam estar presentes num local específico durante o período de formação. Sendo assim, uma das características da EaD é que ela enfatiza o papel do aluno que gerencia seu próprio aprendizado, desenvolvendo assim sua autonomia.

Desde os primórdios do ensino a distância, utiliza-se a correspondência postal para enviar material ao estudante, seja na forma escrita, em vídeos, cassetes áudio ou CD-ROMs, bem como a correção e comentários aos exercícios enviados, depois de feitos pelo estudante. Depois do advento da Internet, o e-mail e todos os recursos disponíveis na World Wide Web tornaram-se largamente utilizados, ampliando o campo de abrangência da EaD. Em alguns casos, é pedido ao estudante que esteja presente em determinados locais para realizar a sua avaliação, como por exemplo provas e apresentação de seus trabalhos finais de curso.

Nomenclaturas:


Não se deve confundir Educação a Distância (EaD) com Ensino a Distância, uma modalidade de cursos que pode ser oferecida em um curso a distância, comumente conhecidos como cursos com pouca interação. Há também a Educação Colaborativa a Distância, que assim como o Ensino a Distância é uma modalidade da EaD, onde se priorizam a interação e as trocas de informações entre os alunos.
Outra modalidade da Educação a Distância é o e-Learning. Este é fruto de uma combinação ocorrida entre o ensino com auxílio da tecnologia e a educação a distância. Ambas modalidades convergiram para a educação online e para o treinamento baseado em Web, que ao final resultou no e-Learning.
A sigla EaD refere-se a Educação a Distância e não a Ensino a Distância. Há também a Educação Aberta e a Distância, para a qual se utiliza muitas vezes a sigla EAD.






Impossível não se emocionar com o vídeo 5m32s no final, não é?

Hello CyberWorld!



Olá pessoal! Me chamo Robson Junior, sou professor inglês formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES '06). Resido atualmente em Macaé/RJ, onde atuo como professor de inglês no Centro Municipal de Idiomas (CMI) pela Prefeitura.

Esse blog é uma atividade que estou desenvolvendo como tarefa avaliativa da disciplina Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação, que corresponde ao terceiro módulo meu curso de Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância (PIGEAD) oferecido pela Universidade Federal Fluminense(UFF).

Através desse blog, tentarei alcançar os seguintes objetivos:
  • Conceituar rapidamente os termos Web 2.0 e EaD;
  • Demonstrar como a web 2.0 aliada a uma teoria de aprendizagem adequada, pode potencializar as formas de ensino e aprendizagem online;
  • Ilustrar como profissionais da educação podem usar a Web 2.0 e suas ferramentas para potencializar sua prática, seja ela presencial, a distância ou até mesmo como ferramenta complementar e organização de material didático;

Espero que todos aproveitem e se interessem em mergulhar mais fundo no ciberespaço e na rica gama de possibilidades que ele tem a nos oferecer!

E aí, você está pronto?